Política de Privacidade

Termos de uso e política de privacidade do aplicativo YESGO

Olá  Usuário!

 

  1. Introdução

Ao usar os apps da Yesgo, você nos confia seus dados pessoais. E temos o compromisso de manter essa confiança. Para isso, vamos explicar nossas práticas de privacidade.

Este aviso descreve os dados pessoais (“dados”) que coletamos, como são usados e compartilhados e as suas opções em relação a eles. Recomendamos ler este aviso junto com a visão geral de privacidade, que destaca os pontos principais das nossas práticas de privacidade.

 

  1. Visão geral
  2. Escopo

Este aviso aplica-se aos usuários dos serviços da Yesgo em todo o mundo, inclusive os usuários de apps, sites, recursos ou outros serviços que oferecemos.

Este aviso descreve de que maneira a Yesgo e suas afiliadas coletam e utilizam os dados de usuários para oferecer serviços no mundo inteiro.

  • Usuários: indivíduos que solicitam ou recebem serviços de viagem e serviços relacionados por meio da conta da Yesgo.
  • Motoristas parceiros: indivíduos que prestam serviços de viagem a usuários de forma independente ou por meio de empresas parceiras de mobilidade.
  • Destinatários de entregas: indivíduos que solicitam ou recebem pedidos de alimentos ou outros produtos e serviços de entrega ou retirada por meio da conta do Yesgo. Inclusive os indivíduos que usam recursos de pagamento como convidados para acessar serviços de entrega ou retirada sem criar e/ou fazer login na própria conta.
  • Entregadores parceiros: indivíduos que fazem entregas pelo Yesgo.
  • Usuários convidados: indivíduos que recebem serviços de viagem e entrega solicitados por outros proprietários de conta da Yesgo.

Este aviso também se aplica a outras coletas de dados pela Yesgo em conexão com os serviços da Yesgo, informações de contato de indivíduos que gerenciam e usam contas de Clientes Corporativos; ou dados de indivíduos que iniciaram, mas não concluíram, o processo de inscrição para serem motoristas ou entregadores parceiros.

Todos os indivíduos sujeitos ao presente aviso são denominados “usuários” neste documento.

Nossas práticas de privacidade estão sujeitas às leis aplicáveis dos locais em que atuamos. Isso significa que as práticas descritas neste aviso só serão aplicadas em um país ou região se as leis locais permitirem. Além disso, observe o seguinte:

  • Usuários no Brasil: acesse aqui para obter informações sobre as práticas de privacidade da Yesgo exigidas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

  1. Responsável pelo tratamento e pelas transferências dos dados

A Yesgo é responsável pelo tratamento dos dados coletados em conexão com o uso dos serviços da Yesgo no Brasil.

 

  1. Coleta e uso de dados
  2. Dados que coletamos

A Yesgo coleta os dados:

  • disponibilizados à Yesgo pelos usuários, por exemplo, durante a criação da conta;
  • criados durante o uso dos nossos serviços de localização, de uso do app e do dispositivo, por exemplo;
  • de outras fontes, como outros usuários ou proprietários de contas, parceiros comerciais, fornecedores, prestadores de serviços financeiros e de seguros e autoridades governamentais.

 

A Yesgo coleta os seguintes dados:

  1. Dados informados pelos usuários, o que inclui o seguinte:
  • Informações do perfil do usuário: coletamos dados quando os usuários criam ou atualizam as contas da Yesgo ou fazem pedidos por meio dos recursos de pagamento como convidados. Por exemplo, nome, e-mail, número de telefone, nome de usuário e senha, endereço, foto de perfil, dados bancários ou de pagamento (até mesmo aqueles relacionados a verificação de pagamento), carteira de habilitação e outros documentos de identificação oficiais (que podem conter números de registro, data de nascimento, gênero e foto). Entre esses dados, também podem constar informações do veículo ou do seguro dos motoristas ou entregadores parceiros, informações de contato para emergência, configurações do usuário e atestados de saúde ocupacional ou de aptidão físico-mental para oferecer serviços pelo app da Yesgo.
  • Informações da checagem de segurança (motoristas e entregadores parceiros): são as informações enviadas durante o cadastro do motorista/entregador parceiro, como histórico de condução ou antecedentes criminais (se permitido por lei), situação da carteira de habilitação, pseudônimos conhecidos, endereços anteriores e autorização para trabalhar do motorista parceiro. A coleta desses dados pode ser feita por um prestador de serviços autorizado em nome da Yesgo.
  • Fotos para confirmação de identidade: inclui fotos de usuários (como selfies) e/ou documentos de identificação oficiais (como carteira de habilitação ou passaporte). Essas fotos podem ser usadas para confirmar a identidade dos usuários com tecnologias de reconhecimento facial, por exemplo. Consulte a seção “Como usamos os dados pessoais” e saiba mais sobre o uso das fotos dos usuários para fins de segurança e proteção, inclusive para confirmação de identidade.
  • Dados demográficos: podemos coletar dados demográficos dos usuários, que incluem data de nascimento/idade, gênero ou ocupação, quando essa informação for necessária para determinados serviços ou programas da Yesgo, entregas de bebidas alcoólicas ou recursos de segurança que permitem a usuárias mulheres definir uma preferência para oferecer ou receber serviços de/para outras mulheres (“Recurso Apenas Mulheres”).

 

Também podemos deduzir dados demográficos a partir de outros dados coletados dos usuários.

Também podemos coletar dados demográficos por meio de pesquisas com usuários.

  • Conteúdo do usuário: coletamos os dados enviados pelos usuários quando eles entram em contato com o suporte ao cliente da Yesgo (inclusive em chamadas telefônicas ou ferramentas de videoconferência). Esses dados são usados para fazer avaliações ou comentários sobre outros usuários, restaurantes e estabelecimentos ou para outros fins. Eles podem incluir fotografias ou gravações de áudio ou vídeo enviadas por usuários em solicitações de suporte ao cliente. Podem ser também metadados relacionados ao canal que você usa para se comunicar com a Yesgo.

 

Em algumas jurisdições, os usuários podem gravar o áudio e/ou vídeo das viagens com um recurso no seu próprio aparelho ou de uma câmera veicular.

  • Informações de viagens: coletamos informações de itinerários de viagens dos usuários, que incluem hora e data e trajeto.
  • 2. Dados criados durante o uso dos nossos serviços, o que inclui o seguinte:
  • Dados de localização (motorista e entregador parceiro): coletamos dados de localização precisa ou aproximada dos dispositivos móveis dos motoristas e entregadores parceiros quando o app da Yesgo está sendo executado em primeiro plano (app aberto e aparecendo na tela) ou em segundo plano (app aberto, mas sem aparecer na tela).
  • Dados de localização (usuários e destinatários de pedidos). Coletamos informações de localização precisa ou aproximada dos dispositivos móveis dos usuários e destinatários de pedidos quando eles nos dão permissão pelas configurações do dispositivo.

 

A Yesgo coleta esses dados desde o momento em que uma viagem ou entrega é solicitada até sua conclusão e sempre que o app é executado em primeiro plano (aberto e aparecendo na tela). Consulte a seção “Opções e transparência” abaixo para saber como os usuários do app de viagens e os destinatários de pedidos podem ativar a coleta de dados de localização precisa.

 

Os usuários do app de viagens e os destinatários de pedidos podem usar os apps da Yesgo sem ativar a coleta de dados de localização no dispositivo deles. No entanto, isso pode afetar determinados recursos desses apps. Por exemplo, quando não ativa os dados de localização precisa, o usuário tem que digitar o endereço de partida manualmente.

 

Além disso, os dados de localização precisa coletados do dispositivo do motorista parceiro durante a viagem ficam associados à conta do usuário, mesmo que ele não tenha ativado a coleta de dados de localização precisa no próprio dispositivo. Esses dados são usados para fins de geração de recibos, suporte ao cliente, detecção de fraudes, seguro e disputas judiciais.

  • Dados de transação: coletamos dados de transação relacionados ao uso dos nossos serviços, inclusive os tipos de serviço solicitados ou prestados; informações de viagens ou pedidos (como data e hora, endereços de retirada e entrega e de partida e destino, distância percorrida e itens solicitados) e dados de transações de pagamento (como nome e localização de restaurantes ou estabelecimentos, valor cobrado e forma de pagamento). Também associamos o nome dos usuários ao de outras pessoas que usam códigos promocionais desses usuários.
  • Dados de uso: coletamos dados sobre a interação dos usuários com nossos serviços. Entre esses dados estão data e horário de acesso, recursos do app, páginas visualizadas, tipo de navegador, falhas do app e outras atividades do sistema.
  • Dados do dispositivo: coletamos dados sobre os dispositivos usados para acessar nossos serviços, inclusive modelos de hardware, endereço IP ou outros identificadores exclusivos, além de sistemas operacionais e versões, software, idiomas preferidos, identificadores de publicidade, dados de movimento do dispositivo e dados da rede móvel.
  • Dados de comunicação: coletamos dados relacionados a comunicações entre usuários por telefone, SMS ou no app que sejam viabilizadas por meio dos apps da Yesgo. Isso inclui a data e a hora, bem como o conteúdo das mensagens de SMS ou no app. Em alguns casos, também coletamos o conteúdo de chamadas telefônicas, desde que os usuários sejam notificados com antecedência de que a chamada pode ser gravada.
  1. Dados de outras fontes, o que inclui o seguinte:
  • Usuários que participam de programas de indicação. Por exemplo, quando um usuário indica alguém, nós recebemos os dados da pessoa indicada.
  • Proprietários de contas da Yesgo que solicitam serviços para outros usuários ou em nome deles (como amigos e membros da família) ou que permitem que usuários solicitem ou recebam serviços por meio das próprias contas corporativas.
  • Usuários ou outras pessoas que disponibilizam dados relativos a reclamações ou contestações.
  • Parceiros comerciais da Yesgo, por meio dos quais os usuários criam ou acessam as próprias contas da Yesgo, como provedores de serviços de pagamento, serviços de redes sociais ou apps e sites que usam as APIs da Yesgo ou cujas APIs a Yesgo usa.
  • Parceiros comerciais da Yesgo, em conexão com cartões de débito ou crédito emitidos por uma instituição financeira em parceria com a Yesgo, na medida em que forem divulgados nos termos e condições do cartão.
  • Fornecedores que nos ajudam a confirmar a identidade dos usuários, os antecedentes criminais e a elegibilidade deles para poderem se cadastrar no app, ou que fazem verificações referentes a sanções, lavagem de dinheiro ou requisitos de “conheça seu cliente” desses usuários.
  • Prestadores de serviços financeiros, de seguros ou de veículos para motoristas e/ou entregadores parceiros.
  • Empresas parceiras de viagens por aplicativos (para motoristas e entregadores parceiros que usam nossos serviços por meio de uma conta associada a tal empresa).
  • Fontes publicamente disponíveis.
  • Prestadores de serviços de marketing ou revendedores de dados cujos dados a Yesgo usa para fins de marketing ou pesquisa.
  • Autoridades policiais/jurídicas, autoridades de saúde e outras autoridades governamentais.
  1. Como usamos os dados pessoais

A Yesgo usa dados para possibilitar viagens, entregas e outros produtos e serviços de maneira confiável e prática. Também usamos esses dados para:

  • melhorar a segurança dos nossos usuários e serviços;
  • oferecer suporte ao cliente;
  • pesquisa e desenvolvimento;
  • permitir a comunicação entre os usuários;
  • fins de marketing e publicidade;
  • enviar comunicados que não são de marketing aos usuários;
  • procedimentos jurídicos.

A Yesgo não vende nem compartilha dados dos usuários com terceiros para fins de marketing direto sem o consentimento expresso dos usuários.

 

Usamos os dados que coletamos com estas finalidades:

  1. Para prestar os nossos serviços. A Yesgo usa dados para prestar, personalizar, manter e melhorar os nossos serviços.

 

Isso inclui o uso de dados para fazer o seguinte:

  • Criar/atualizar contas.
  • Viabilizar viagens, entregas e outros serviços e recursos, por exemplo:

o          Uso de dados de localização para identificar partidas de usuários e entregas de pedidos, calcular a previsão de chegada e acompanhar o andamento das viagens ou entregas.

o          Recursos que envolvem o compartilhamento de dados, como o compartilhamento do nome do motorista parceiro e das informações do veículo com os usuários para facilitar a partida, o perfil do usuário e as informações da viagem para compartilhamento da previsão de chegada e divisão do valor da viagem, e avaliações e elogios dos usuários.

o          Localização de motoristas e entregadores parceiros disponíveis para usuários que solicitam serviços. Os usuários podem ser encontrados com base em disponibilidade, localização/proximidade, configurações/preferências do usuário e outros fatores, como a probabilidade de aceitar uma viagem tendo em vista um comportamento ou preferências anteriores.

o          Recursos que facilitam o uso dos nossos serviços por pessoas com deficiências.

  • Processar pagamentos.
  • Facilitar soluções de seguro, veículos, faturamento ou financiamento.
  • Gerar recibos, mostrar atualizações de viagens ou entregas aos usuários e informá-los sobre alterações em nossos termos, serviços ou políticas.
  • Realizar as operações necessárias para manter nossos serviços, inclusive para solução de bugs de software e problemas operacionais.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários ou porque as considera necessárias para os interesses legítimos da Yesgo e dos usuários.

  1. Segurança e proteção. A Yesgo usa dados para ajudar a manter a segurança e a integridade de nossos usuários e serviços. o que inclui o seguinte:
  • Confirmar a identidade e a elegibilidade dos usuários para oferecer viagens ou entregas, inclusive por meio de checagens de segurança, para prevenir o uso dos nossos serviços por motoristas parceiros e/ou usuários imprudentes.
  • Usar dados do dispositivo de motoristas ou entregadores parceiros para identificar comportamento perigoso ao volante, como excesso de velocidade ou freada e aceleração bruscas, e para informá-los sobre práticas de direção mais seguras. Também usamos dados dos dispositivos de entregadores parceiros para confirmar o tipo de veículo usado para entregar os pedidos.
  • Usar informações de localização de motoristas parceiros e comunicações entre eles e os usuários para identificar taxas de cancelamento recebidas ou geradas por meio de fraude. Por exemplo, se determinarmos que um motorista parceiro atrasa a partida de um usuário para induzi-lo a cancelar a viagem, não cobraremos a taxa de cancelamento do usuário e ajustaremos o valor pago ao motorista parceiro para omitir essa taxa. Para contestar esse ajuste, entre em contato com o suporte ao cliente da Yesgo.
  • Usar dados sobre dispositivo, localização, perfil do usuário, utilização, entre outros, para impedir, detectar e combater outras fraudes. Inclui identificar contas ou usos fraudulentos de nossos serviços, impedir o uso dos nossos serviços por motoristas ou entregadores parceiros não autorizados, confirmar a identidade dos usuários nas formas de pagamento, além de prevenir e combater o acesso não autorizado à conta dos usuários. Em alguns casos, por exemplo, quando identificamos que um usuário está abusando do programa de indicação da Yesgo ou enviou documentos fraudulentos, tal comportamento pode resultar na desativação automática.
  • Usar dados de motoristas parceiros (como localização, avaliações e gênero, onde permitido por lei) e dados dos usuários (como avaliações, origem e destino) para não enviar solicitações de usuários que possam resultar em maior risco de conflito (por exemplo, porque um usuário avaliou o outro com uma estrela).
  • Compartilhar o nome do usuário, a localização, o número de telefone, as informações do veículo e outras informações relevantes com outras empresas que apoiam o gerenciamento e a amenização de conflitos interpessoais que possam ocorrer entre usuários durante uma viagem ou no processo de entrega.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários e/ou para fins de segurança legítima da Yesgo, dos nossos usuários e do público em geral.

  1. Suporte ao cliente. A Yesgo usa as informações que coleta (que podem incluir gravações de chamadas) para oferecer suporte ao cliente, inclusive para investigar e buscar soluções para as questões dos usuários, além de monitorar e melhorar as respostas e os processos de suporte ao cliente.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários ou para o interesse próprio legítimo de monitorar e melhorar os serviços de suporte ao cliente.

  1. Pesquisa e desenvolvimento. Usamos dados para testes, pesquisas, análises, desenvolvimento de produtos e aprendizado de máquina a fim de melhorar a experiência do usuário. Isso nos ajuda a tornar nossos serviços mais práticos, seguros e fáceis de usar e a desenvolver novos serviços e recursos.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para os próprios interesses legítimos de melhorar e desenvolver novos serviços e recursos.

  1. Permitir a comunicação entre usuários: por exemplo, um motorista parceiro pode enviar uma mensagem ou ligar para um usuário para confirmar o local de partida, um usuário pode entrar em contato com um motorista parceiro para recuperar um item perdido ou um restaurante ou entregador parceiro pode ligar para um destinatário de pedido para compartilhar informações de um pedido.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os termos dos nossos acordos com os usuários.

  1. Marketing e publicidade. A Yesgo usa dados (exceto de Usuários Convidados) para comercializar os próprios serviços e os serviços dos parceiros. Esses dados podem incluir o seguinte:
  • O envio de e-mails, mensagens de texto, notificações push, mensagens no app ou outros comunicados de marketing ou publicidade de produtos, serviços, recursos, ofertas, promoções, sorteios, notícias e eventos da Yesgo.

 

A localização, o histórico de viagens e pedidos e os dados de uso podem ser usados para enviar comunicados personalizados de marketing com base nos interesses e características observados ou deduzidos dos usuários. Por exemplo, podemos enviar notificações push sugerindo os destinos ou estabelecimentos favoritos de um usuário, ou mensagens no app com descontos ou promoções em produtos ou estabelecimentos similares aos registrados no histórico do usuário.

  • Exibição de anúncios da Yesgo em apps ou sites de terceiros. Inclui o uso de localização, histórico de viagens e pedidos e dados de utilização, além do compartilhamento de endereços de e-mail com hash e identificadores de dispositivos ou usuários com parceiros de publicidade, como Facebook e TikTok, para personalizar esses anúncios de acordo com os interesses dos usuários.
  • Exibição de anúncios de terceiros nos apps da Yesgo ou em conexão com nossos serviços.

 

Inclui anúncios de restaurantes ou estabelecimentos disponíveis no Yesgo. Esses anúncios são identificados como “Listas Patrocinadas” nos apps da Yesgo e incluem recomendações personalizadas com base na localização e no histórico de pedidos dos usuários.

 

Também inclui anúncios de outros produtos ou serviços de terceiros personalizados com base nos interesses e características observados ou deduzidos dos usuários. Determinamos essas informações usando dados, como localização aproximada, informações e histórico de viagens, dados de uso e dados demográficos (que podem incluir dados inferidos de gênero), assim como identificadores do dispositivo ou do usuário.

 

Além disso, inclui anúncios personalizados com base em dados sobre a solicitação atual de viagem ou entrega, o horário em que a solicitação foi feita e os serviços associados. Por exemplo, se um usuário solicitar uma viagem para um mercado, podemos exibir no app anúncios de produtos de terceiros que podem estar disponíveis nesse estabelecimento.

  • Mensurar a eficácia dos anúncios da Yesgo e de terceiros exibidos nos apps da Yesgo ou em conexão com os nossos serviços.

 

Não vendemos nem compartilhamos dados dos usuários com terceiros para fins de marketing direto ou publicidade sem o consentimento deles. No entanto, para exibir anúncios personalizados de terceiros e mensurar a eficácia deles, podemos compartilhar dados com intermediários de publicidade, como identificadores de anúncio ou dispositivo, endereço de e-mail com hash, endereço IP, localização aproximada e informações da viagem ou do pedido atual. Veja mais informações sobre as práticas de compartilhamento de dados da Yesgo na seção “Compartilhamento e divulgação de dados” abaixo.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para os próprios interesses legítimos de informar os usuários sobre os serviços e recursos que a Yesgo ou parceiros dela prestam ou disponibilizam. Veja mais informações sobre o uso que a Yesgo pode fazer dos seus dados para fins de marketing e publicidade nas seções “Opções e transparência” e “Opções de marketing e publicidade”.

  1. Comunicados sem fins de marketing. A Yesgo pode usar dados para enviar pesquisas e outros comunicados que não sejam para fins de marketing dos serviços ou produtos da Yesgo ou dos parceiros dela. Também podemos enviar aos usuários comunicados com relação a eleições, votações, referendos e outros processos políticos relacionados aos nossos serviços. Por exemplo, a Yesgo avisou alguns usuários por e-mail sobre leis pendentes de regulamentação ou referendos relacionados aos serviços da Yesgo nas regiões desses usuários.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para cumprir os nossos acordos com os usuários ou para fins de interesses legítimos da Yesgo e dos usuários de informar os usuários sobre eventos que possam afetar a maneira como eles usam os serviços da Yesgo.

  1. Procedimentos e exigências legais. Usamos dados para investigar ou tratar de reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços da Yesgo para cumprir exigências de leis, regulamentos e licenças, acordos operacionais aplicáveis, processos legais ou solicitações governamentais, inclusive de autoridades policiais/jurídicas.

 

A Yesgo realiza as atividades acima porque as considera necessárias para os próprios interesses legítimos de investigar e responder a reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços e recursos que presta e disponibiliza e/ou para fins de conformidade com as exigências legais aplicáveis.

  1. Compartilhamento e divulgação de dados

Alguns dos serviços e recursos da Yesgo exigem o compartilhamento de dados com outros usuários ou a pedido do usuário. Podemos também compartilhar dados com nossas afiliadas, subsidiárias e parceiras por motivos jurídicos ou em conexão com reclamações ou contestações.

A Yesgo pode compartilhar dados:

  1. Com outros usuários

 

Isso inclui compartilhar:

  • Nome, avaliação e local de partida e/ou destino dos usuários com os motoristas parceiros.
  • Nome dos usuários com outros usuários em uma viagem compartilhada. Os usuários em viagens compartilhadas também podem ver o local de destino dos outros usuários.
  • Nome, endereço de entrega e informações do pedido dos destinatários de pedido com o restaurante ou o estabelecimento e, no caso de entregas de pedido, com o entregador parceiro. Conforme exigido por lei, também podemos compartilhar avaliações, comentários ou outras informações com o restaurante ou o estabelecimento e, no caso de entregas de pedido, com o entregador parceiro.
  • Podemos compartilhar dados de motoristas e entregadores parceiros com usuários, destinatários de pedidos e restaurantes ou estabelecimentos, inclusive nome e foto; marca, modelo, cor, placa e foto do veículo; localização (antes e durante a viagem); avaliação média enviada pelos usuários; número total de viagens; há quanto tempo fez o cadastro para ser motorista ou entregador parceiro; informações de contato; perfil do motorista ou entregador parceiro, inclusive elogios e outras formas de comentários enviados por usuários.

 

Também enviamos recibos com o detalhamento dos valores cobrados, nome do motorista ou entregador parceiro, foto e mapa do trajeto aos usuários e destinatários de pedidos. Se exigido por lei, podemos incluir outras informações nesses recibos.

  • Dos participantes do programa de indicação da Yesgo, compartilhamos determinados dados de usuários indicados, como o total de viagens com o usuário que fez a indicação, no limite pertinente para determinar o valor promocional por indicação.
  1. Mediante solicitação do usuário

 

Isso inclui compartilhamento de dados com:

  • Outras pessoas mediante solicitação do usuário. Por exemplo, compartilhamos com um amigo do usuário a previsão de chegada e a localização desse usuário quando solicitado por ele ou as informações da viagem de um usuário quando divide o valor com um amigo.
  • Parceiros comerciais da Yesgo. Por exemplo, se um usuário solicita um serviço por meio de uma parceria ou oferta promocional feita por um terceiro, a Yesgo pode compartilhar certos dados com esse terceiro. Isso pode incluir, diferentes serviços, plataformas, apps ou sites que se integram com nossas APIs; fornecedores ou prestadores de serviços de veículos; aqueles com uma API ou serviço com os quais nos integramos; restaurantes, estabelecimentos ou outros parceiros comerciais da Yesgo e os usuários em conexão com promoções, concursos ou serviços especializados.
  • Serviços de emergência. Oferecemos recursos que permitem que os usuários compartilhem os dados deles com a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância em caso de emergência ou após determinados incidentes. Para mais informações, consulte as seções “Opções e transparência” e “Compartilhamento de dados para emergência” abaixo.
  1. Com o público em geral

 

Perguntas ou comentários enviados por usuários em fóruns públicos, como blogs e páginas de redes sociais da Yesgo, estão disponíveis ao público, inclusive dados que aparecem em tais perguntas ou comentários.

  1. Com o proprietário da conta da Yesgo

 

Se um usuário receber serviços usando uma conta de propriedade de outra pessoa, podemos compartilhar as informações desse pedido ou viagem, incluindo dados de localização, com o proprietário da conta. Por exemplo, quando acontece o seguinte:

  • Um motorista ou entregador parceiro usa uma conta pertencente ou associada a uma empresa de viagens por aplicativos ou restaurante que tenha parceria com a Yesgo.
  • Um usuário faz uma viagem ou um destinatário de entrega recebe um pedido feito por um amigo ou em um Perfil Familiar.
  1. Com as subsidiárias e afiliadas da Yesgo

 

  1. Com prestadores de serviços e parceiros comerciais da Yesgo

 

o que inclui o seguinte:

  • Processadores e facilitadores de pagamentos
  • Prestadores de serviços de checagem de segurança e confirmação de identidade
  • Provedores de armazenamento em nuvem
  • Google, em conexão com o uso do Google Maps nos apps da Yesgo (veja a política de privacidade da Google para mais informações de coleta e uso de dados)
  • Empresas de mídia social, inclusive Facebook e TikTok, em conexão com o uso das ferramentas delas em apps e sites da Yesgo (para saber como funciona a coleta e do uso de dados deles, consulte a política de privacidade do Facebook e a política de privacidade do TikTok)
  • Intermediários de publicidade que permitem que a Yesgo exiba anúncios personalizados e avalie a eficácia deles.
  • Parceiros de marketing e provedores de plataformas de marketing, inclusive serviços de publicidade em redes sociais, redes de publicidade, provedores de dados de terceiros e outros prestadores de serviços para alcançar ou compreender melhor os nossos usuários e avaliar a eficácia da publicidade
  • Parceiros de pesquisa, inclusive os responsáveis por pesquisas ou projetos em parceria com a Yesgo ou em nome dela
  • Fornecedores que ajudam a Yesgo a melhorar a segurança dos apps e serviços da Yesgo.
  • Consultores, advogados, contadores e outros prestadores de serviços profissionais
  • Parceiros de seguros e financiamentos
  • Aeroportos
  • Fornecedores de veículos, inclusive locadoras e parcerias de veículos
  1. Por motivos legais ou no caso de contestações

 

A Yesgo pode compartilhar dados de usuários se acreditar que é obrigatório por lei, regulamento, licença ou contrato de operação, processo jurídico ou solicitação governamental ou nos casos em que a divulgação seja apropriada por outros motivos devido a questões de segurança ou outras similares.

 

Isso inclui o compartilhamento de dados com autoridades policiais, agentes de saúde pública e outras autoridades governamentais, aeroportos (se exigido pelas autoridades aeroportuárias como condição para operar nas instalações do aeroporto) ou outros terceiros conforme o necessário para aplicar nossos Termos de Uso, contratos de usuário ou outras políticas; para proteger os direitos ou a propriedade da Yesgo ou os direitos, a segurança ou a propriedade de outros; ou em caso de pedido de indenização ou contestação com relação ao uso dos nossos serviços. No caso de contestação sobre o uso do cartão de crédito de outra pessoa, poderemos ser obrigados por lei a compartilhar seus dados, inclusive as informações da viagem ou do pedido, com o titular do cartão.

 

Isso inclui também o compartilhamento de dados com terceiros relacionados ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por outra empresa.

  1. Com consentimento

 

A Yesgo pode compartilhar os dados do usuário de maneiras diferentes das descritas neste aviso se notificá-lo previamente e obtiver seu consentimento.

  1. Retenção e exclusão de dados

A Yesgo retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima.

A Yesgo retém os dados dos usuários para prestar serviços e cumprir suas obrigações legais.

A Yesgo retém os dados dos usuários pelo tempo necessário para os fins descritos acima. O período de retenção dos dados dos usuários é determinado pelo tipo dos dados, pela categoria de cada usuário a quem os dados se referem e pela finalidade da coleta dos dados.

Além disso, o período de retenção dos dados dos usuários pela Yesgo pode ser determinado por exigências legais e regulatórias, por questões de segurança e prevenção de fraudes ou por questões relacionadas às contas dos usuários, como créditos pendentes ou reclamações ou contestações não resolvidas.

Por exemplo:

  • Para prestarmos nossos serviços, retemos e tratamos dados de usuários e destinatários de pedidos, que incluem informações de perfil e credenciais do usuário, durante a vida útil da conta do usuário.
  • Retemos os dados de algumas categorias de usuários por no máximo sete anos, independentemente do tempo de vida da conta do usuário, inclusive os dados de localização usados para calcular o preço da viagem para cumprir os regulamentos fiscais.
  • Para evitar o uso fraudulento do app, retemos categorias específicas de dados de todos os usuários por um período não relacionado à vida útil da conta do usuário. O período de retenção será determinado pela necessidade dos dados para fins de segurança e prevenção de fraudes, bem como para cumprir exigências legais e regulatórias. Por exemplo, cadastros incompletos de motoristas parceiros, que ficam retidos por um ano, e cadastros rejeitados de motoristas parceiros e comunicações com o atendimento ao cliente sobre incidentes de segurança, que ficam retidos por sete anos.
  • Em caso de exigências legais e regulatórias, por questões de segurança e prevenção de fraudes ou por questões relacionadas às contas dos usuários, como créditos pendentes, reclamações ou contestações não resolvidas, podemos reter categorias específicas de dados após a exclusão da conta do usuário, como informações de perfil do usuário, dados fiscais e do veículo. Isso geralmente significa que retemos a conta e os dados por sete anos após a solicitação de exclusão.

Os usuários podem solicitar a exclusão das próprias contas a qualquer momento. A Yesgo poderá reter os dados de um usuário após a solicitação de exclusão por exigências legais ou regulatórias ou pelos motivos declarados nesta política.

Os usuários podem solicitar a exclusão da conta a qualquer momento pelo app ou através do “Suporte ao Cliente” através do telefone 4003-6558)

Após receber uma solicitação de exclusão de conta, a Yesgo exclui a conta e os dados do usuário, exceto se precisarem ser retidos por exigências legais ou regulatórias, questões de segurança e prevenção de fraude ou devido a um problema relacionado à conta do usuário, como um crédito pendente ou um pedido de indenização ou contestação não resolvida. Como estamos sujeitos a exigências legais e regulatórias relacionadas a motoristas e entregadores parceiros, precisamos reter a conta e os dados deles pelo período obrigatório após a solicitação de exclusão. Já os dados dos usuários de viagens e destinatários de pedidos geralmente são excluídos até 90 dias após a solicitação, exceto nos casos em que a retenção seja necessária pelos motivos acima.

  1. Opções e transparência

A Yesgo permite que os usuários acessem e/ou controlem os dados que coleta, inclusive por meio de:

  • Permissões do dispositivo

A Yesgo também permite que os usuários solicitem acesso aos próprios dados ou a cópias deles, façam alterações ou atualizações nas contas, solicitem a exclusão de contas ou peçam que a Yesgo restrinja o tratamento de dados do usuário.

  1. Configurações de privacidade

 

O menu “Configurações > Privacidade” no app da Yesgo permite que usuários e destinatários de pedidos definam ou alterem preferências quanto à coleta e ao compartilhamento de dados de localização, o compartilhamento de dados para emergência e notificações. Nossa Central de Privacidade também está disponível na versão para a web.

  • Coleta de dados de localização (usuários e destinatários de pedidos)

 

Os usuários e destinatários de pedidos podem ativar/desativar a coleta de dados de localização do dispositivo móvel deles pela Yesgo nas configurações do dispositivo.

  • Compartilhamento da localização em tempo real (usuários)

 

Os usuários podem ativar/desativar o compartilhamento dos dados de localização em tempo real do dispositivo móvel deles com os motoristas parceiros nas configurações do dispositivo.

  • Compartilhamento de dados para emergência

 

Os usuários podem permitir que a Yesgo compartilhe os dados de localização em tempo real do dispositivo móvel deles com os serviços de emergência, como a polícia, o corpo de bombeiros e os serviços de ambulância. Esses dados podem incluir a localização aproximada quando a chamada de emergência foi feita; marca, modelo, cor e placa do carro; nome e número de telefone do usuário; locais de partida e destino; e nome do motorista parceiro.

 

A Yesgo envia aos usuários avisos sobre o status das viagens e atualizações relacionadas à atividade da conta. Essas notificações são necessárias para o uso do app da Yesgo e não podem ser desativadas.

 

Os usuários podem permitir que a Yesgo envie notificações push sobre descontos e novidades. As notificações push podem ser ativadas ou desativadas nas configurações do dispositivo móvel.

  • Comunicações de restaurantes e estabelecimentos

 

  1. Permissões no dispositivo

 

A maioria das plataformas de dispositivos móveis (iOS, Android etc.) definiu que os apps não podem acessar determinados tipos de dados sem a permissão do proprietário do dispositivo. Os métodos para obter essa permissão variam entre as plataformas. Confira as configurações disponíveis no dispositivo ou consulte seu provedor.

  1. Páginas de avaliação no app

 

Depois de cada viagem, os motoristas parceiros e os usuários podem avaliar uns aos outros em uma escala de 1 a 5. A média dessas avaliações é associada à conta do usuário e exibida aos outros usuários para os quais oferece ou dos quais recebe serviços. Por exemplo, os motoristas parceiros podem ver a avaliação dos usuários dos quais recebem solicitações de viagem, e os usuários podem ver a avaliação desses motoristas.

 

Esse sistema de avaliação recíproca faz com que cada pessoa seja responsável pelo próprio comportamento. A responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas parceiros e usuários.

 

Os usuários podem ver a média das próprias avaliações no menu principal do app da Yesgo .

 

Os motoristas parceiros podem ver a própria avaliação média ao tocar na foto de perfil no app de parceiro da Yesgo.

 

Os entregadores parceiros também podem ser avaliados por destinatários de pedidos, restaurantes e estabelecimentos.

  •  
  1. Alterações deste aviso

Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso.

Ocasionalmente, podemos alterar esse aviso. Se fizermos alterações significativas, notificaremos com antecedência os usuários pelos apps da Yesgo ou outros meios, como e-mail. Recomendamos que os usuários revejam periodicamente esse aviso para saber as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade.

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Atualizado em 28 de setembro de 2022.